O malefício do excesso de frutas no nosso organismo

 

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A fruta é um dos alimentos mais saudáveis presentes nas refeições da maioria da população, evidenciada por ser uma ótima fonte de vitaminas, nutrientes e fibras, elas fornecem vários benefícios para a saúde. Quem mantem uma dieta com base nas frutas, tem menor risco de contrair alguma doença crônica, entre outras. Grande parte das frutas são quase isentas de gorduras, sódios e calorias. Não possuem colesterol e oferece ao corpo açúcar, importante para otimizar nossa energia. Seu consumo pode ser de várias formas, in natura, secas ou através das polpas de suco.

Dos benefícios quase todo mundo já sabe, o problema agora está na quantidade ingerida. Tudo em excesso faz mal, inclusive as frutas. Mesmo que pareça difícil associar malefícios com um produto tão saudável, se consumido sem moderação danos indesejáveis podem vir a surgir.

Ao consumir frutas de modo exagerado, o nível de glicose pode subir de forma muito rápida, isso faz o organismo se sobrecarregar para produzir mais insulina, com o intuito de limpar o sangue e assim causando uma série de problemas no metabolismo, dentre eles diabetes tipo II. Esse excesso também pode gerar alterações dos eletrólitos no corpo humano, atrofiando o funcionamento correto dos rins. A demasia de frutose, açúcar encontrada nas frutas, acabam sendo transformadas em gordura pelo fígado podendo entupir as artérias levando a ter problemas no coração e elevando a pressão sanguínea. Lembrando também que as fibras são ótimas para o funcionamento correto do intestino, porém se esse consumo for exagerado pode compromete-lo. (Celisa, 2011).

Pessoas que já possuem alguma doença devem se atentar com a quantidade consumida, por exemplo quem possui diabetes. Como já foi citado a frutose é a açúcar encontrada nas frutas, algumas com mais outras com menos. Mas isso não quer dizer que as frutas serão proibidas na alimentação dessas pessoas, pelo contrário, são de grande importância, mas há um limite de consumo.

No que se trata dos sucos de frutas também devemos voltar nossa atenção. Ele tem se tornado a primeira opção de muitas pessoas, mas o que ninguém percebe é que, quando o suco é feito, na maior parte das vezes é utilizado mais de uma fruta na sua composição, podendo assim ultrapassar a porção diária indicada. E além disso, esse processo faz a fruta perder sua fibra, que fica retida no bagaço e muitas vezes é descartada, então se consumirmos a fruta inteira aproveitaríamos todos seus nutrientes, além de aumentar a sensação de saciedade se comparada ao suco. (Cinara, 2015).

A estimativa média é que devemos consumir entre 2 a 4 porções, sendo cada uma equivalente a uma fruta média (maça, banana, laranja, etc.), mas isso não impede que eventualmente você possa ultrapassar esse valor, como dito, o problema são exageros contínuos. (Georgia, 2016)

Um outro modo de consumo para que não haja um aumento muito brusco da insulina no sangue, seria consumir frutas com o acompanhamento de fibras, ou castanhas que possuem gorduras. Essa junção ajudam o corpo a metabolizar o açúcar mais lenta e gradual. (Celisa, 2011).

Então quando vamos inserir as frutas na dieta, devemos levar em conta a sua carga e índice glicêmico. Sendo assim escolher aquelas que é mais favorável ao seu organismo.

Aluna: Aléxia Borges Braga 

 

Referências:

Imagem – DeriantART. Fonte: http://www.tecnologiaetreinamento.com.br . Disponível em: <http://www.tecnologiaetreinamento.com.br&gt;

Celisa, 2011. Disponível em: < https://belezaesaude.com/excesso-de-frutas/>

Georgia, 2016. Disponível em: < http://www.remedio-caseiro.com/comer-muita-fruta-faz-mal-a-saude-do-corpo/>

Cinara, 2015. Disponível em: <http://manualdadiabetes.com.br/frutas-podem-dar-diabetes-entenda-mitos-e-verdades/ >

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